R. João Ventura Batista, 418 - São Paulo - SP

Propriedades do Polipropileno que você deve conhecer

O PP (Polipropileno) é um material frequentemente comparado ao PVC (policloreto de vinila). Embora não seja tão frequentemente usado como o PVC, o PP é um dos maiores plásticos utilizados na modernidade.

Um termoplástico cristalino rígido, polipropileno é produzido a partir de propeno ou monômero de propileno. É um dos plásticos mais baratos disponíveis hoje e é usado em aplicações tanto como plástico quanto como fibra em indústrias como fabricação automotiva, montagem de móveis e setor aeroespacial.

Para que é usado o polipropileno?

Devido à rigidez e ao baixo custo da estrutura de polipropileno, ele é usado em várias aplicações. Possui boa resistência química e soldabilidade, o que o torna ideal para a indústria, bens de consumo, mercado de móveis e aplicações industriais.

Alguns usos comuns de polipropileno incluem:

  • Aplicações de embalagem: A estrutura e resistência do polipropileno tornam-no uma aplicação de embalagem ideal e barata.
  • Bens de consumo: o polipropileno é usado para muitos bens de consumo - incluindo peças translúcidas, utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos, malas, brinquedos e muito mais.
  • Aplicações automotivas: O polipropileno é amplamente utilizado em peças automotivas devido ao seu baixo custo, soldabilidade e propriedades mecânicas. Ele pode ser encontrado principalmente em caixas e bandejas de bateria, pára-choques, forros de pára-choque, acabamento interno, painéis instrumentais e frisos de portas.
  • Aplicações médicas: devido à resistência química e bacteriana do polipropileno, ele é usado para aplicações médicas, incluindo frascos médicos, dispositivos de diagnóstico, placas de Petri, frascos intravenosos, frascos de amostras, bandejas de alimentos, panelas, recipientes de pílulas e seringas descartáveis.
  • Aplicações industriais: A alta resistência à tração da estrutura de polipropileno, combinada com sua resistência a altas temperaturas e produtos químicos, torna-o ideal para tanques de produtos químicos, chapas, tubos e embalagens de transporte retornáveis.

Quais são as propriedades do polipropileno?

Algumas das propriedades da estrutura e do material de polipropileno que você deve saber:

  • Resistência química. O polipropileno é geralmente considerado como tendo uma alta resistência a produtos químicos em comparação com o polietileno (plástico “regular”). O polipropileno é resistente a muitos solventes orgânicos, ácidos e alcalinos. No entanto, o material é suscetível ao ataque de ácidos oxidantes, hidrocarbonetos clorados e aromáticos.
  • Resistência à tração. Em comparação com muitos materiais, a estrutura de polipropileno tem uma boa resistência à tração - algo em torno de 4.800 psi. Isso permite que o material suporte cargas bastante pesadas, apesar de ser leve.
  • Tolerância ao impacto. Embora o polipropileno tenha uma boa resistência à tração, sua resistência ao impacto deixa a desejar quando comparado ao polietileno.
  • Absorção de água. O polipropileno é altamente impermeável à água. Em um teste de imersão de 24 horas, o material absorve menos de 0,01% de seu peso em água. Isso torna o polipropileno ideal para aplicações de imersão total, em que o material da cesta por baixo precisa ser protegido da exposição a vários produtos químicos.
  • Dureza superficial. A dureza do polipropileno é medida na escala Rockwell R como 92 - colocando-o na extremidade superior dos materiais mais macios medidos nessa escala. Isso significa que o material é semi-rígido. Isso aumenta a probabilidade de dobrar e flexionar com um impacto.
  • Temperatura de operação. A temperatura máxima de operação recomendada para polipropileno é 180 ° F (82,2 ° C). Acima desta temperatura, os valores de desempenho do material podem ser comprometidos.

Você sabia de todas essas informações e propriedades sobre o Polipropileno?

Confira nossos artigos nesse Blog.



Whatsapp Acrílicos Whatsapp Acrílicos